Reflexão sobre o papel da UFSB no desenvolvimento local/regional

"Qual o papel da UFSB no que tange o desenvolvimento local/regional dentro da área de abrangência do Campus Jorge Amado?"


A universidade tem grande importância nos avanços dentro do contexto regional. Primeiro, na busca pelo desenvolvimento, a universidade possibilita o ingresso e a formação discente que além de fortalecer setores produtivos a médio e longo prazo devem integrar-se com as individualidades e necessidades do local em que está inserida, permitindo assim educar, capacitar e qualificar profissionais gerando competências que trazem êxito territorial, como é dito por Carolina Fleck.

No que tange à realidade sociocultural da região sul da Bahia, principalmente na cidade de Itabuna, percebe-se que esta localidade possui muitos resquícios do auge da produção cacaueira, seja na sua expansão repentina devido à “quebra” de produtores de cacau e ocupação desenfreada de muitas áreas periféricas pelos trabalhadores que ficaram sem emprego, ou pela necessidade ainda de mecanização na fabricação de muitos insumos.

Nesse tipo de situação, caberia à universidade a identificação desses problemas e o comprometimento em contribuir para o desenvolvimento regional nos aspectos individual, social, político, ambiental e econômico. Dessa forma, ela deve utilizar a tríade ensino-pesquisa-extensão como ferramenta para solução de problemas sociais da região além de inovações, avanços e conquista de benefícios, através da interação da universidade com outras organizações da sociedade civil, principalmente com movimentos sociais e populações vulneráveis, na perspectiva transacadêmica e socialmente responsável, como mostra a carta de fundação.

Também, no que diz respeito à resolução de problemas e estudos locais como no livro “ A Zona do Cacau” de Milton Santos a universidade por meio do desenvolvimento do papel crítico da sociedade, produção e disseminação do conhecimento pode debruçar-se e procurar resolver não só a vassoura de bruxa mas contribuir para o manejo eficiente e preservação da vegetação e recursos da Mata Atlântica que ainda possui muito a ser pesquisada e fortalecer demandas de outros setores como saúde e educação.

Além disso, a implantação da universidade na região da Costa do Descobrimento teve grande importância no que diz respeito à geração de novas oportunidades de acesso ao ensino superior, abrindo portas para o desenvolvimento local.

Ademais, correlacionando o ensaio de Carolina com o vídeo “Milton Santos – o mais importante geógrafo do Brasil” produzido pela TV Brasil no ano de 2011, percebe-se a monetarização do processo educativo no qual há a expansão do número de universidades sem necessariamente o acompanhamento da qualidade do ensino, fenômeno explicado por Milton como consequência do que chamou de “globalização perversa”, sendo válido ressaltar ainda o embate travado por Paulo Freire contra essa “educação bancária”.

Em suma, pode-se constatar a ideia de Santos de que o ser capaz de transformar o mundo é o “homem lento”, casando perfeitamente com a concepção de Fleck, tendo em vista que ambos acreditam em uma mudança social gerada através da intervenção do indivíduo, sendo, segundo o texto, dever da própria universidade gerir esse indivíduo e devolvê-lo à sociedade na incumbência dessa missão.

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