Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior


Assim como Paulo Freire, Anísio Teixeira também teve uma importante influência na formação da atual educação brasileira e ainda hoje é referência para as universidades. 
No primeiro encontro que tivemos para falar sobre Anísio Teixeira, nós assistimos ao documentário sobre sua  biografia, legado e apresentação de conceitos, disponível em: 
Ele foi um grande defensor de que educação não deve ser privilégio, e sim um direito de todos os cidadãos brasileiros. Lutou por uma educação popular, por escolas públicas, universais e gratuitas.

No segundo encontro, houve um debate sobre sua obra Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Ela gira em torno do processo por que passou a educação superior, desde as Escolas Profissionais até Universidade. O Brasil não tinha uma cultura nacional, muito menos o ensino. Tudo era voltado para a cultura universal, especialmente, a europeia. E havia uma forte resistência à implantação do novo modelo de universidade, dos próprios professores, da sociedade e até mesmo dos alunos. Para ocorrer uma verdadeira mudança no ensino, era preciso uma reforma no sistema, no entanto, o que se fazia era abertura de novas escolas com o já estabelecido. As pioneiras nesse processo foram as Escolas de Medicina, que viam a necessidade da transformação no curso.
http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/perspectiva.html

A professora Khétrin tirou um momento da aula para passar as orientações do trabalho final do componente que será apresentado no dia 27/08. E a proposta é levarmos a UFSB às escolas e comunidades, para que, com o tempo, todos conheçam nosso modelo de universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na escuta do outro

Filme 'Na natureza selvagem'