Na escuta do outro
Este encontro foi muito legal pois a professora utilizou de atividades descontraídas para passar uma mensagem muito importante para nós alunos.
Para iniciar a dinâmica, nos dividimos em grupos e uma pessoa de cada grupo, em sigilo, escolheria uma notícia (com detalhes) para passar aos demais participantes do seu grupo, de um em um, sem que os demais ouvissem. Ao final, o último que ouviu a notícia deveria passar para toda a turma o que ouviu. Depois, o primeiro (que escolheu e passou a notícia) dizia se era aquilo mesmo ou se tinha algo de errado e, se tivesse, contaria a verdadeira história.
O objetivo da atividade foi perceber que nem sempre o que reproduzimos é o certo, verdade. Como é o caso das fake news. A todo instante nós somos bombardeados de notícias, e muitas vezes passamos sem ao menos conferir se aquilo é verdade ou mentira.
Brincamos ainda de "Telefone sem fio". E só comprovou que nem sempre escutamos as coisas literalmente. Ao final, as mensagens sempre chegavam muito distorcidas.
E sobre confiar nas informações passadas pelos colegas? kkkk
ResponderExcluir