Sombras

A aula foi baseada em três vídeos que falam sobre MEDO:
https://www.youtube.com/watch?v=6Y7zbBvGc1Q
https://www.youtube.com/watch?v=Mjj6BoVnLZk
https://www.youtube.com/watch?v=_nTV1RzJSQ0&t=116s

As sombras são ausência parcial de luz em determinada região. Isso nos faz pensar na escuridão e em como nos faz sentir medo.



O medo é algo que já faz parte da essência do ser humano e se faz necessário em nossas vidas em pequenas doses. Ele nos faz ficar atentos para as situações que de alguma forma nos trazem perigo, possibilitando evitarmos consequências graves. No entanto, o excesso de medo é prejudicial pois acaba tomando nossa liberdade e, por outro lado, nos limitando. No primeiro caso, digo no sentido de que a sociedade hoje vive uma falta de segurança enorme e as pessoas se privam de muitas coisas por terem medo de sofrer uma violência, de perder seus dados pessoais, dinheiro e demais coisas. E no segundo, entra a questão de termos medo de decepcionar, de achar que não dá, que não iremos conseguir, de se sentir incapaz e esse medo nos impedir de ir em busca do que queremos, do que sonhamos.


Não devemos viver com ausência de medo e nem com ele em excesso. É preciso haver um equilibro, um meio termo.

Não alimente seu medo. Um dia ele pode engolir você.


MEUS MEDOS:
* De algo concreto:
Eu tenho muuuito medo de rã, sapo, tudo que venha dessa espécie e rato.
* De algo subjetivo: 
Meu medo de vida é perder meus familiares, mas, principalmente, minha avó e meus primos mais novos. Creio que como todas as mulheres, tenho medo de ser estuprada, sequestrada e violentada.
E ainda, como faço BI em saúde na UFSB, tenho muito medo de não conseguir alcançar meu objetivo que é entrar em medicina no final.

E você tem medo? Deixe nos comentários do que você tem medo e suas experiências de medo.

Comentários

  1. Acho que um medo universal é perder quem amamos, pessoas que talvez estejam distantes de nós, mas tem um significado extremamente importante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Na natureza selvagem'

Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior