Diário sonoro

Essa aula teve o objetivo de despertar a escuta e a atenção sobre o potencial sonoro do mundo e suas articulações e nomear e articular as experiências sensoriais e adentrar o domínio do simbólico. A proposta foi que em três momentos diferentes do dia gravássemos durante um minuto um som e que descrevêssemos o que ouvimos durante a gravação. Feito isso, deveríamos escutar o que foi gravado e comparar com o que descrevemos.
Isso nos fez perceber sons periféricos que, no momento em que foi gravado, não percebemos.
Os sons que eu escolhi foram o barulho do ventilador, o canto dos passarinhos e o movimento da rua. 
O barulho do ventilador porque me traz uma sensação de descanso e é o que me faz dormir. 
O canto dos passarinhos porque representa a natureza e é o que me acorda todos os dias. 
E, por fim, o movimento da rua - com carros, motos e ônibus passando, pessoas falando, sons das lojas - porque faz parte do dia a dia, da hora de ir para a faculdade, de ir no mercado, na padaria e etc.
Na execução da atividade o único som periférico que percebi foi quando gravei os passarinhos cantando e no fundo tinha uma música tocando em um outro lugar.


No segundo momento da aula, nos dividimos em grupos e cada grupo construiu um concerto musical a partir da junção de vários sons. O meu grupo selecionou sons exóticos, da atualidade e que tornaram a música descontraída e divertida.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Na natureza selvagem'

Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior