Aula 07 - Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior

Esta aula se dividiu em dois momentos e em dois encontros. No primeiro encontro, nós assistimos a um documentário que fala sobre a vida de Paulo Freire, suas contribuições e seus legados.
Paulo Freire foi um grande educador que colaborou muito com o ensino e a educação brasileira e até hoje é referência bibliográfica para todas as instituições. 
O vídeo se encontra no disponível em:

No segundo momento deste encontro, trabalhamos com uma parte da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, através de uma coletânea de pequenos vídeos feitos pelo Prof. André Azevedo da Fonseca. Ele aborda, sinteticamente, os conteúdos de cada tópico do livro.
A coletânea está disponível em:

E por fim, num segundo encontro, para tornar mais dinâmico, a professora dividiu os capítulos que faltavam ser trabalhados entre os alunos da turma e cada um fez uma apresentação expositiva do conteúdo. 
Eu fiquei com o tópico 2.3-Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando, onde ele fala que o aluno precisa ter autonomia e o professor autoritário, que inibe seus alunos por suas culturas, modos de falar, vestir, que não permite que eles se expressem durante a aula, são transgressores da ética e até mesmo aqueles professores que não determinam regras necessárias que impõem limites aos alunos também cometem a transgressão. Além disso, ele defende que tanto professor quanto aluno devem assumir seus pontos de vista e não usar como desculpa as ideologias da genética, religião, história e outras, distorcendo-as. 

Em sua obra, Paulo Freire defende a ideia da autonomia do educando e a constante progressão dele dentro da escola. Nós não somos, ou pelo menos não devemos ser, seres determinados, mas sim condicionados. Ele trabalha também a questão da ética e a relação professor-aluno.

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