Aula 05: Tribunal da universidade: what’s up?

A proposta do componente foi realizar um Juri como forma de trabalhar os modelos de universidade desde seu surgimento até o que temos hoje na UFSB.
Para essa atividade, realizada em sala de aula, a turma foi dividida em 8 grupos com temas e funções diferentes, e todos deveriam discutir sobre:

  • As características dos modelos citados;
  • Sua estrutura e organização;
  • Adequação ao contexto histórico.

Os temas dos grupos foram:

  1. Precursores
  2. Escolástica
  3. Clássica (medieval)
  4. Vocacional
  5. De pesquisa
  6. Social
  7. Juri
  8. Imprensa
Os 6 primeiros representam os "momentos" por que passaram a história do surgimento das universidades até chegar ao que temos hoje e, quem ficou responsável por estes, tiveram que apresentar virtudes e defeitos desses modelos, o juri interveio na discussão e a imprensa ficou responsável pelos registros do momento e postagem nos blogs. Os grupos se prepararam com antecedência e no dia da aula montamos o tribunal.

A atividade funcionou como um tribunal mesmo. Numa ordem cronológica, cada equipe defendeu seu modelo de universidade, suas características, a época histórica, apresentou as vantagens e desvantagens, de modo que quem era "virtude" fazia seu discurso e posteriormente, ao final da fala, quem era "defeito" rebatia utilizando argumentos e vice-versa. Muitas vezes, as falas se complementavam. 



Ao final da apresentação de cada equipe o juri fazia algumas perguntas, intervenções hora ligadas ao contexto social, hora ao modelo de universidade, ou sobre a forma como foi implementada. Em seguida os nossos advogados de acusação ou defesa usavam suas estratégias e argumentos, para responder ao questionamento.
Dessa forma, os temas foram avançando ao longo dos anos, até chegar no modelo que a UFSB adota hoje.
Para concluir, a professora Khétrin Maciel avaliou e fez as considerações finais do trabalho.

O material de embasamento foi a vídeoaula do Prof. Naomar de Almeida Filho (https://www.youtube.com/watch?v=D0U4YTbKx08&feature=youtu.be), reitor da UFSB e o capítulo 1 do livro "A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento" de Fernando Seabra Santos e Naomar, e, para complementar, alguns filmes como O nome da rosa, Morte negra, O físico e Torre de Marfim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior

Na escuta do outro

Filme 'Na natureza selvagem'